Skip Navigation Links

HISTÓRICO DA FUNDAÇÃO DA
ARLS THEOBALDO VAROLI FILHO – Nº 2699
 
     Após alguns anos participando ativamente da Ordem Maçônica e sentindo dificuldades para realizar alguns projetos na Loja de origem, resolvi que devia buscar novos horizontes.
     Tinha como objetivo uma Loja Maçônica que se dedicasse a estudos históricos, filosóficos e sociais e também tivesse a preocupação de construir um Templo de sua propriedade.
     Na ocasião estava exercendo o cargo de Venerável Mestre na minha Loja-Mãe, e como tal, tinha a responsabilidade de terminar o meu mandato. Conversando com alguns Irmãos mais próximos, senti que eles também tinham o mesmo objetivo e desejo de criar uma nova Loja.
     A ideia foi amadurecendo e, durante meses, fazíamos reuniões para traçar planos que viabilizariam a fundação de uma nova Loja, dentro dos princípios originalmente estabelecidos.
     Depois que a ideia já estava totalmente amadurecida, partimos para o planejamento de fundação. Nessa ocasião fui pessoalmente conversar com o Grão-Mestre do G. O. S. P., que entendendo nossas razões, deu completo apoio a nossa causa.
    Cada um dos irmãos que participavam das reuniões preliminares iniciou a análise de Irmãos que poderiam pertencer à nova Loja. Criamos então, um formulário, que batizamos de pré-sindicância. Os Irmãos que reuniam condições para atender às características descritas no formulário deviam ser contatados e sondados para pertencerem à nova Loja.
     Então o grupo inicial, que era formado por 5 Irmãos, rapidamente multiplicou-se para 12. Mas, a exigência do G. O. B. para fundação de uma Loja era de 21 Irmãos, que fossem Mestres Maçons na plenitude de seus direitos maçônicos.
     Para cumprirmos a Lei, convidamos outros Irmãos, nossos amigos, para assinar a lista como fundadores. Depois de regularizada a Loja, esses Irmãos se desligaram, permanecendo nas Lojas de origem.
     Decorrido algum tempo, estávamos com toda a documentação em ordem para dar entrada na Secretaria do G.O.S.P., faltando um nome para ser dado à nova Loja.
     Fizemos uma reunião, convocando todos os cinco Irmãos para a escolha. Cada um apresentou sua sugestão e fiquei ouvindo atentamente as idéias apresentadas.
     Durante a explanação de cada um, lembrei de um fato ocorrido comigo em um dos ágapes que fazíamos todas as terças-feiras, após nossa reunião, em uma pizzaria, na Liberdade. Certa vez, encontrei junto a um grupo de Irmãos de outra Loja, o Poderoso Ir. Varoli, sentado a uma mesa, na mesma direção que a minha, porém de costas um para o outro. Interrompendo o que estávamos conversando o Ir. Varoli virou-se e dirigindo-se a mim, disse: "Menin, se um dia, alguma Loja quiser me homenagear, dando-lhe meu nome, gostaria muito que fosse uma Loja que trabalhasse no R.E.A.A. E, retornando a posição normal, acrescentou ao Venerável daquela Loja, que trabalhava no Rito Moderno: "Estou lhe ajudando na sua Loja, mas meu Rito do coração é o Escocês, você sabe disso".
     Quando acabei de relatar esse fato ocorrido, os Irmãos entreolharam-se e, rapidamente, estava decidido o nome da nossa Loja. A partir daquele instante, passou a chamar-se ARLS Theobaldo Varoli Filho, carinhosamente, TVF.
     A primeira sede da Loja Theobaldo Varoli Filho – 2699 foi na Rua Tabatinguera, 140 – 18º andar – conjunto 1813, no centro da cidade de São Paulo, então, meu escritório. O primeiro Templo que nos reuníamos foi cedido pela Loja Perpétuo Segredo e ficava na Rua Washington Luís, no bairro da Luz.
     Tive a honra de conhecer muito bem o querido Ir. Theobaldo Varoli Filho, a quem fraternalmente chamávamos de Varoli. Quando fui iniciado, em 02 de setembro de 1985 o Irmão Varoli, estava ausente das atividades maçônicas. Meses depois, ele retornou à Loja, que havia sido fundada por ele. Semanalmente, apresentava os tempos de estudos, oportunidade que tive para apreender muito do que sei até hoje sobre a nossa Ordem. Assim, durante o tempo de Aprendiz e Companheiro recebi diretamente todas as instruções do próprio Varoli.
     Depois, como Mestre, também conversávamos muito, pois o escritório dele era muito próximo do meu, ambos no centro da cidade. Às vezes almoçávamos com dois, três ou mais irmãos e sempre ficávamos ouvindo o Varoli falar. Quase 90% de tudo que dizia, referia-se a maçonaria.
     Dono de uma cultura extraordinária, era um pesquisador dedicado aos assuntos de nossa Ordem, Escreveu muitos artigos para revistas, boletins e também vários rituais dos graus simbólicos. Editou vários livros, sendo que a série mais difundida e conhecida é Curso de Maçonaria Simbólica para Aprendiz, Companheiro e Mestre, impressos pela Gazeta Maçônica.
     Nasceu em 15 de agosto de 1911 em São Paulo, Capital. Era advogado, tendo inclusive sido professor de algumas faculdades de Direito. Militou com sucesso na área, onde também era muito respeitado.
     Na maçonaria, chegou a ser Grande Mestre da Sereníssima Grande Loja de São Paulo, quando ainda a minha Loja-Mãe, fundada por ele, pertencia àquela Potência. Depois, trouxe a Loja para o Grande Oriente do Brasil, nela permanecendo até sua morte, em 18 de setembro de 1989 às 5h30min.
     Possuía uma característica muito admirada, pois sempre tinha muita disposição para discutir, esclarecer e principalmente ensinar a todos que tiveram a satisfação de conhecer e ou conviver com ele. Chegava a se esquecer da hora, quando começava a contar casos e experiências vividas, tanto na Ordem como no mundo profano. Polêmico e muitas vezes irreverente, defendia com muita propriedade seu ponto de vista sobre qualquer assunto. Mas, por onde passou deixou muitos ensinamentos e, sobretudo, muitas saudades.
     Encontramos, felizmente, uma forma de agradecer, de homenagear e de perpetuar a obra do grande Maçom, Theobaldo Varoli Filho, dando seu nome, a nossa hoje pujante Loja, a ARLS Theobaldo Varoli Filho nº 2699, filiada ao GOSP, federado ao GOB.

Wilson Menin
Idealizador e Fundador


 
MAÇONS QUE ASSINARAM A FICHA DE FUNDAÇÃO DA
ARLS THEOBALDO VAROLI FILHO Nº 2699
 
FUNDADORES
·   WILSON MENIN
·   UBIRAJARA ANTUNES
·   JOAREZ TEDESCO
·   DJALMA HERBERT DE ALMEIDA
·   FRANCISCO PINTO PEREIRA
·   PAULO EDUARDO ESCUDERO GULLO
·   EDUARDO SEVAROLLI
·   RICARDO ROSSINI DE MORAES
·   WALDIR GOMES DA FONSECA
·   ANTONIO MARIA TICCIANELLI
 
CO-FUNDADORES
·   MILTON CAMILLO
·   WALTER ODA
 
IRMÃOS COLABORADORES NA FUNDAÇÃO

COLABORADOR COMPANHEIRO
·   DELCY MONTEIRO

COLABORADORES APRENDIZES
·   HELCIO PEREIRA
·   JOSÉ CASSIO SIMÕES VIEIRA
·   JOSÉ CASSIO ROSSI VIEIRA
·   OLIMPIO DA SILVA RIBEIRO
 

 
PRIMEIRA DIRETORIA DA ARLS THEOBALDO VAROLI FILHO – Nº 2699
VENERÁVEL MESTRE WILSON MENIN
1º VIGILANTE JOAREZ TEDESCO
2º VIGILANTE MILTON CAMILLO
ORADOR UBIRAJARA ANTUNES
SECRETÁRIO FRANCISCO PINTO PEREIRA
TESOUREIRO VITOR HUGO ZAMBINI
CHANCELER ANTONIO MARIA TICIANELLI
MESTRE DE CERIMONIAS PAULO EDUARDO E. GULLO
1º EXPERTO WALDIR GOMES DA FONSECA
2º EXPERTO EDUARDO SEVAROLLI
COBRIDOR INTERNO ROBERTO ALVES JANEIRO
COBRIDOR EXTERNO HELCIO PEREIRA
 
 
GALERIA DE VENERÁVEIS MESTRES
Período Venerável Mestre
1993 (jul/nov-renunciou) FRANCISCO PINTO PEREIRA
1993/1995 (nov/93 em diante) JOAREZ TEDESCO
1995/1997 JOAREZ TEDESCO
1997/1999 OLIMPIO DA SILVA RIBEIRO
1999/2001 JOSÉ CASSIO SIMÕES VIEIRA
2001/2003 DELCY MONTEIRO
2003/2005 EDISON ARMESTO
2005/2006 ALCIR RODRIGUES DE AGUIAR
2006/2007 ILDO CARLOS BOSCOLO
2007/2008 RICARDO ARMESTO
2008/2009 EDDIE KING
2009/2010 LUIZ ROBERTO QUEIROZ CAMINHA
2010/2011 JOSÉ ROQUE BRUGNARO
2011/2012 MARCELO DE FORGGI SOUZA
2012/2013 RICARDO ARMESTO FILHO
2013/2014 ELOI SARTORI
2014/2015 LÚCIO LEO MANFRINATO FILHO
2015/2016 FÁBIO SÉRGIO DO AMARAL
2016/2017 MARCELO ASSUMPÇÃO DE LIMA
2017/2018 CARLOS JOSÉ AMARAL
 
 

   
Copyright © 2017 Maçonaria Virtual